O poder da mente
- silviarpsicologa
- 25 de set. de 2020
- 2 min de leitura
Vou começar por uma frase: o que acontece na nossa mente influencia a forma como vivemos.
Não, o pensamento não tem poderes mágicos, mas influencia muito o nosso comportamento e por consequente, o que acontece em nosso redor.
Vou dar-lhe um exemplo.
Antecedente : Ao caminhar na rua, passa por um rapaz que olha persistentemente para si.
Agora dois tipos de pessoas diferentes:
Pessoa 1: Pensamento: "Tenho algo errado em mim".
Consequência: Vergonha, caminha de cabeça mais baixa, sem olhar os outros, vai ter mais dificuldade em interagir, as outras pessoas podem lidar mal com a sua resistência.
Pessoa 2: Pensamento: "Hoje devo estar mesmo bonita."
Consequência: Auto-confiança, melhor estado de humor, fala mais com as outras pessoas e estas respondem-lhe mais positivamente, porque interagiu com mais motivação que a pessoa 1.
A situação é a mesma, mas o pensamento diferente trouxe consequências diversas.
Sem se aperceber, a pessoa 1 estará a afastar as pessoas e a confirmar o seu pensamento "Tenho algo errado em mim".
Mas porque algumas pessoas são como a pessoa 1 e outras como a pessoa 2? Porque não interpretamos todos a mesma situação, da mesma forma?
Porque não crescemos apenas fisicamente, mas também psicologicamente e tal como as nossas experiências de vida podem provocar cicatrizes no corpo, estas também provocam cicatrizes psicológicas. Estas cicatrizes são crenças que nós damos como garantidas e "verdades" ao longo da nossa vida. Então, quando nos deparamos com situações que invocam essas crenças, como um rapaz que nos olha persistentemente na rua, nós vamos interpretar isso de acordo com o que aprendemos anteriormente, de acordo com o que acreditamos acerca de nós próprios, dos outros e do mundo ao nosso redor.
Agora imagine a Pessoa 3, mesma situação e pensamento: "Ele vai assaltar-me".
Qual seria a consequência de um pensamento assim? Como se sentirá a pessoa 3? Se esta interpretação for algo recorrente como será a vida da pessoa 3?
A saúde mental é importante!
Comments